sábado, 14 de janeiro de 2012

Dia 23 - Cuidado!! Seu espaço começa onde termina o do outro!

Olá Gente, como estão??

Hoje tive notícias que me deixam feliz e outras me chatearam, como não sou de ficar guardando as coisas mal resolvidas dentro de mim para virar rancor vou dividir com vocês...Explico melhor....

Fiquei feliz ao ver no blog da Gisela Rao - Vigilantes da autoestima -(http://vigilantesdaautoestima.blogosfera.uol.com.br/2012/01/14/chamando-todos-os-vigilantes/), que a ONG Adote um Gatinho, conseguiu resgatar os animais que sobreviveram a  Sra. que dizia ser protetora dos animais e os sacrificava quando estavam em poder deles. Eles estão precisando de ajuda e no blog que citei acima têm mais informações para quem puder ajudar.

Soube deste caso no trabalho ontem de manhã, uma das meninas que trabalham comigo veio me contar porque sabe que eu tenho um gato e gosto muito de animais. Fiquei muito triste com essa notícia....e por isso o título do post é um velho ditado popular. " Sua liberdade termina onde começa a do outro". O que fez esta pessoas pensar que ela tinha o direito de pegar e acabar com a vida desses animais??
Não sei o que ocorreu, apenas ví a história pelos post's que lí...mas  agora ela esta sendo investigada. Vamos ver no que vai dar.....

Outra coisa que me deixou feliz foi abrir o blog e ver que há mais membros me acompanhando. Isso é muito legal, dá uma sensação de afeto, que mais pessoas se dispuseram a ler meus post's e que isso pode ajudá-las a se inspirar em algo, de aprovação por elas, de mais responsabilidade no conteúdo do que escrevo. E que há mais gente para me ajudar também dando sua opinião e chamando a minha atenção para coisas que não sabia, em outras formas de proceder e tudo mais. Então meu muito obrigada á vocês!!!

Cada vez que uma pessoa se torna membro, costumo ver se têm um blog e faço uma visita para conhecer um pouco mais, agradecer pela visita e também coloco seu blog na minha lista, assim além de ver suas atualizações acabo também divulgando-o. Hoje pela manhã, me deparei com uma situação que gerou um sentimento ambíguo, porque fiquei feliz com o fato da pessoa ter colocado meu post em seu blog, pensei:    -Puxa que bom, alguém gostou tanto que eu postei que serviu de inspiração!!
Mas ao chegar no fim do post percebi que não havia nenhuma menção do meu blog, o que me deixou chateada, afinal levei tempo para escrever aquilo, procurei o poema e coloquei meus sentimentos nisso. Ví ali meus sentimentos resumidos em um ctrl-c, ctrl-v.

Deixo claro que não estou postando isso para que as pessoas se intimidem e não copiem nada de ninguém, apenas gostaria de ser citada se o que escrevo te interessou, é como no trabalho que fazíamos na escola, se vamos escrever algo que uma outra pessoa escreveu, temos que mencionar de onde tiramos aquilo, principalmente se usamos as mesmas palavra que a pessoa, não é? Afinal aquilo não é algo totalmente novo, que saiu da nossa cabeça. Quem faz trabalhos acadêmicos, ou fez uma pós-graduação como mestrado e doutorado sabe bem disso e o trabalho que isso dá se não constar na referências bibliográficas no seu texto final.

E pela consultoria que recebi da Cíntia, no dia que ela passou horas me ajudando na configuração do blog, na internet também é assim, se copiamos algo de alguém, precisa constar de onde tiramos aquilo. E é assim que tenho agido, escrevi para Gisela, falando que lí o livro dela e gostaria de criar um blog nos moldes que ela fez, um diário de um ano com minhas histórias, mas quando uso título de post dela ou frases, menciono que foi do livro ou do blog que ví aquilo, só coloquei meu blog no ar depois da resposta positiva dela. Quando falei do meu irmão, pedi para ele ler primeiro antes de postar para saber se ele não ficaria incomodado, quando vejo algo no blog de outra pessoa que gostaria de ter, seja um aplicativo, seja uma frase peço para quem colocou primeiro, ou menciono de onde veio a minha inspiração, até mesmo para vídeos, a Cíntia me ensinou que tenho que colocar aqueles videos que têm a parte compartilhar abaixo ( porque significa que quem colocou aquilo deixa que você use o também). Assim evito problemas e dores de cabeça com direitos autorais.

Como me senti invadida mas não quero ficar com este sentimento guardado dentro de mim, estou dividindo isso com vocês e aproveito para dar uma dica para quem é nova de blog como eu e esta aprendendo ou para quem já esta nessa estrada e não sabia dessas coisas.

Beijos e até amanhã.....







3 comentários:

Ana Carla disse...

Oi Lud! Eu continuo vindo aqui de vez em qdo! Aliás, vc já visualizou seu blog por um celular? Fica muito bom!
Agora, vai se acostumando, pq o que mais vai ter são pessoas te copiando! E como vc mesmo disse, ao mesmo tempo que é bom, te deixa uma sensação ruim. Como tudo na vida, tente desapegar... Rsrs Beijos

Anônimo disse...

Lud, escrevi um post sobre isso hoje. Dei vários puxões de orelha sobre bom senso nos blogs. É isso mesmo que a Ana disse acima, muita gente vai copiar muitas coisas, porque você escreve bem. Desencana. Mas sugiro que quando for assim, dê um toque para a pessoa. Tem muita gente que não sabe o que é citação. Eu sigo um blog onde os sentimentos que a dona coloca é fantástico. Mas ela escreve tudo errado e mesmo assim, tem vários seguidores. Sabe o que eu acho admirável nela? Que mesmo cometendo erros ortográficos, ela escreve o que pensa e os textos são fantásticos. É ruim msm ver nossos sentimentos sendo compartilhados sem citação. Entendo vc perfeitamente. Dá uma olhada no meu post de hoje. Chama-se "Puxão de orelha". Bj

Lud disse...

Oi Ana, obrigada.... Que bom que deu certo o negócio do celular.... Estamos sempre em reforma para melhor atende-lós!!! Rsrsrsrs

Oi Cíntia, lé seu post sim, não entrei para comentar (o que ainda vou fazer), mas a 1º coisa que fiz foi escrever um comentário para a pessoa, sobre o assunto e depois escrever no blog não só para desabafar, mas para esclarecer tbm. O post neste blog já foi alterado, ficando semelhante apenas ao meu. Mas escrevi novamente um comentário, que não me importo com a cópia desde que meu nome apareça no corpo do texto, para que as pessoas saibam de onde veio a ideia neste caso. beijos