quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dia 20 - Quais são os valores que te movem?

Olá Gente, como vão??

Cheguei tarde para caramba hoje, por isso estou postando tão tarde assim....

Hoje depois de um dia cheio de chingos na orelha e  pesado no trabalho....Confesso que a maioria são assim, TENSOS e da estreia no BBB12, fiquei pensando.....

Quais são os valores que nos move? Porque o status gerado pelo consumismo é tão importante? O que buscamos?

Eu sei, tô filosófica hoje, apesar do assunto ser batido e estar em pauta desde que o mundo é mundo.... Afinal me parece que todo homem vive em busca de ter o "PODER"!

Porém, sempre fui ensinada que o consumismo não é bom, que precisava preservar os valores da família, de ajudar ao próximo, ser educada, honesta e tudo mais que pouco vemos hoje em dia. Acredito que você já tenham ouvido isso também....

Estava hoje conversando com as meninas no almoço e falávamos de compras, que têm coisas que é mais barato trazer de fora quando se conhece alguém que possa trazer e tudo mais.... Pensei também no caso de uma colega de trabalho que foi assaltada este fim de semana, vendo seus bens serem levados tão facilmente depois de tanto tempo para conquistá-los.

Por isso fiquei pensando, como somos movidos pelo status das coisas que temos e que almejamos, das marcas, da tecnologia e etc. E ai vem a famosa frase: Os valores estão invertidos....mas não são de alguns anos pra cá....

Me parece que sempre estiveram, a nossa procura por aceitação e poder é tão antiga quanto a história da humanidade. Somos o que temos, o que compramos,  a forma que falamos para mostrar o quão culto somos, o corpo que apresentamos, os amigos influentes que temos, o carro que possuímos e etc....  E a partir de um simples olhar julgamos e rotulamos. Mas um ano de BBB deixa isso bem claro para mim.....

Não gosto e não assisto, porque não acho que me traz nenhuma informação interessante....( desculpa quem gosta e assiste, não estou julgando. - é apenas a minha opinião quanto ao programa).  É interessante como a mídia dita como devemos proceder, falar, andar, vestir, consumir, pensar... Embutindo em nossa mente que só assim alcançaremos a felicidade com este maravilhoso produto que mudará a nossa vida, fazendo assim todo o sentido adquiri-lo.

E apesar de sabemos que não vai mudar muita coisa, não vai trazer a felicidade e nem a paz interior que tantos de nós buscamos, caímos na lábia e lutamos para ter  mais coisas. Não me excluo dessas dessas pessoas que caem na conversinha da mídia... Na maioria das vezes caio também....

No entanto, acho que por ter escolhido esse ano para cuidar de mim de verdade, melhorando nas áreas que preciso e me aceitando. Comecei a querer consumir menos .... Comecei a tentar ser mais a pessoa com quem quero ser e dar menos importância a esse meu lado de querer ter o sucesso na forma de coisas materiais.

E você o quer para 2012? Quais são os valores importantes na sua opinião?


Beijos e até amanhã.


Um comentário:

Anônimo disse...

Lud, leia esse post: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-cliche-anti-bbb/

Eu penso exatamente como ele no quesito BBB e Michel Teló.

Tmabém concordo com os clichês hipócritas que são feitos no Facebook.

Eu estou nessa de consumir menos, também... as vezes é difícil, mas a gente vai levando, né? Beijo.